Caminhada da manhã, Badger 15 junho de 2005 parte 1 Tridandisvami Sri Srimad Bhaktivedanta Narayana Maharaja [Srila Narayana Maharaja:] Última noite o assunto era tão profundo que quase ninguém conseguia entender. [Sripad Damodara Maharaja:] eu não conseguia entender uma coisa. Você disse algo como: "Se você colocar uma panela no fogo, então ele pode conter água". Eu não conseguia entender essa idéia. [Srila Narayana Maharaja:] Se um pot-maker faz um pote de barro, que não retêm as águas. Mas se que a maconha é colocar no fogo (cozido em um forno), então torna-se difícil. Naquele tempo a água não vai cair pelo barro eo barro não se dissolverá. Terra é a terra, o pote é também a terra, o carvão também é da terra, o diamante também é da terra. [Damodara Maharaja:] Tudo é do maya mesmo ... [Srila Narayana Maharaja:] Este exemplo é dado para expressar a idéia de sakti-parinam (transformação de energias Senhor Sri Krsna) [Damodara Maharaja:] O que é que o fogo representa? [Srila Narayana Maharaja:] O fogo não é sempre visto. Você pode ver o fogo aqui? Há fogo aqui ou não? Onde está? [Damodara Maharaja:] Se você acender um fósforo, o fogo vai se manifestar. [Sripad Madhava Maharaja:] No nosso corpo ... [Srila Narayana Maharaja:] Nas árvores ... [Damodara Maharaja:] Sim, é latente. [Srila Narayana Maharaja:] ... O fogo é em toda parte, mas não é visto. Da mesma forma o jiva, Goloka, Vaikuntha e todas as existências espirituais vêm de cit-shakti, ou antaranga-sakti, (a potência, transcendental interna do Senhor) Eles não são visíveis por estes olhos. Somente quando, se eles se manifestam por alguma razão, podemos ver e conhecê-los. Sri Krsna vem aqui por algumas razões. Quais são essas razões? [Damodara Maharaja:] Mercy ... [Srila Narayana Maharaja:] Existem várias razões. Uma delas é: yada yada oi dharmasya glanir bhavati bharata abhyutthanam adharmasya tadatmanam srjamy aham [Sempre e onde quer que haja um declínio na prática religiosa, ó descendente de Bharata, e um aumento predominante da irreligião-naquela época eu descer Myself. (Bhagavad-gita, 4.7)] [Damodara Maharaja:] paritranaya sadhunam vinasaya ca duskrtam dharma-samsthapanarthaya sambhavami Yuge Yuge [A fim de entregar os piedosos e aniquilar os canalhas, bem como para restabelecer os princípios da religião, eu advento Me milênio após milênio. (Bhagavad-gita, 4.8)] [Srila Narayana Maharaja:] E? "Dharma samsthapanarthaya (para estabelecer princípios religiosos)." [Srila Narayana Maharaja:] Mais? [Madhava Maharaja:] bhakti vinodaya - para agradar os devotos. [Jayanta-Krsnadas:] Prema-vilasa (para expor passatempos amorosos). [Srila Narayana Maharaja:] Por quê? [Jayanta-Krsnadas:] Para dar uma chance para os seres vivos para ouvir Seus passatempos. [Srila Narayana Maharaja:] E especialmente ...? rasa prema niryasa korite asvadana raga-marga bhakti loke korite pracarana ["O desejo do Senhor para aparecer nasceu de duas razões: o Senhor queria provar a doce essência da doçura do amor de Deus, e Ele queria propagar o serviço devocional no mundo na plataforma de atração espontânea Assim, ele é conhecido. como extremamente alegre e como o mais misericordioso de todos. " (Caitanya-caritamrta Adi-lila 4. 16-17)] [Srila Narayana Maharaja:] A cit-vastu, a Entidade espiritual ou Absolute (Sri Krishna, juntamente com Suas encarnações e moradas) vem aqui por todos esses motivos. Cit-vastu é comparado aqui com o fogo - quando algo é queimado por qualquer razão, então nós podemos vê-lo. De forma similar, podemos ver o cit-vastu quando ela se manifesta. É como o fogo nesse sentido. (Devoto:] E você comparou o indivíduo que vive sendo com água. [Srila Narayana Maharaja:] A água é, por vezes, condensado, e às vezes dura como gelo. A jiva é por vezes condicionado e, por vezes, liberado. Mas, às vezes condicionados "não significa que ele vai e volta entre os dois. Ele é condicionado desde tempos imemoriais (tempo sem começo calculável). [Damodara Maharaja:] Ele está além da libertação e condicionamento. [Srila Narayana Maharaja:] Alguns jivas será liberado, e alguns são sempre liberados - eternamente. Na verdade, eles nunca estiveram em cativeiro. O fato é que este cativeiro também é falso. [Damodara Maharaja:] É como um sonho. [Srila Narayana Maharaja:] É como um sonho. Você pode sonhar, por exemplo, que "Alguém cortou minha cabeça". Quando você sai do sonho, você vê que nada foi feito. Portanto, esta existência material é como um sonho. A jiva é consciente. Como pode inerte maya prendê-lo? Por sua própria vontade você está pensando que você está agora em maya. Você pensa: "eu sou este corpo." Tem Krsna disse-lhe para dizer que você é este corpo? [Devotos:] Não. [Srila Narayana Maharaja:] Então por que você faz isso? É o seu desejo - a sua independência. [Damodara Maharaja:] O primeiro verso no Srimad-Bhagavatam usa os termos anvaya e itaratas - diretos e indiretos. [Srila Narayana Maharaja:] "Direct" significa que Ele se manifesta diretamente Vaikuntha-jagat (o mundo espiritual) de cit-shakti (Sua potência transcendental). Ele manifesta a jiva-jagat (o mundo dos seres vivos) de jiva-shakti, ou tatastha-sakti (Sua energia marginal), e Ele manifesta o maya-jagat (este mundo de matéria inerte) de maya-shakti (Seu iludindo material de potência). Como pode um ser consciente ser controladas ou influenciadas por maya? Ser uma entidade transcendental (cit-vastu) como ele pode ser controlado por matéria inerte (acit-vastu)? Como isso é posible? Isto é devido à potência inconcebível (acintya-sakti) de Sri Krishna. [Damodara Maharaja:] Portanto, este é o significado de indiretos. [Srila Narayana Maharaja:] A palavra anvaya (direta), significa que todas as potências, como jiva-shakti, maya-shakti, e cit-shakti, todos estão vindo diretamente do Senhor Sri Krsna. O que significa indireta? A jiva é superior a maya. Mas, mesmo assim, ele vem sob sua influência. Este assunto é de alta. Mas um pregador deve conhecer todas estas verdades filosóficas, e é por isso que eu estou explicando para você. Após isso, aos poucos alguns doces, temas fácil será explicado. [Devoto:] Por que Krsna nos deu poder independente? [Srila Narayana Maharaja:] Por quê? Porque Ele é independente. Ele faz o que Ele deseja fazer. "Por quê?" Não se aplica a ele. Que Ele fez, Ele tem feito. [Madhava Maharaja:] Independência é como uma jóia. [Sripad Brajanatha Prabhu:] Sem isso, não há amor e carinho. [Srila Narayana Maharaja:] classe de ontem, a respeito advaya-jnana-para tattva eo significado do primeiro sloka do Srimad Bhagavatam foi muito profundo. Ainda assim, todos os pregadores deveriam entendê-lo, caso contrário, eles não podem pregar. Depois que completar a discussão deste tópico, tópicos fácil pode vir, mas você também deve saber este tópico. Advisors Editorial: Sripad Madhava Maharaja e Sripad Brajanath dasa Editor: Syamarani dasi Transcriber: Krsna-vallabha dasi Datilógrafo: Lalit-Kishori dasi |
Falando profunda Enquanto Walking |
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