All Glories to our beloved Srila Gurudeva, Srila Prabhupada, Sri Sri Guru and Gauranga and all glories to Sri Sri Radha Vinoda Bihariji.

Dandavat pranams to you all and Hare Krsna!

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Duas caminhadas matinais



Tridandisvami Sri Srimad Bhaktivedanta Narayan Goswami Maharaja
Nova Zelândia: 9 de janeiro de 2008
Auckland, New Zealand
[Venu-gopal dasa:] Se tal devoto grande como Uddhava não poderia passar das gopis "exame de entrada", para ver se ele era elegível para aprender como obter prema como a deles, como posso esperar obter prema tal?
[Srila Narayana Maharaja Gosvami:] Ele é um siddha-bhakta (devoto já na fase de perfeição), então ele não pode atingir um novo relacionamento com Krsna. Mas estamos agora independentes. [Somos livres para procurar para esse prema-ed] Se, ao atender e ouvir a partir de um tattva-jna rasika Vaisnava, você irá desenvolver a ganância por servir as gopis e do Divino Casal Sri Sri Radha Krsna, então, por práticas devocionais você pode ir para Goloka Vrndavana. Pode-se até atingir o estado de desfrutar da rasa-dança com as gopis, para servir-los lá.
[Pujyapada Padmanabha Maharaja:] Srila Gurudeva, a este propósito, ouvimos que Sri Narada Muni, que também é siddha (situado no seu corpo eternamente perfeita espiritual), realizou austeridades tantos na Narada Kunda, e ele atingiu o corpo de uma gopi . Ele já estava siddha e ainda assim ele a alcançou, então por que não pode Uddhava obtê-lo?
[Srila Narayana Maharaja Gosvami:] Uddhava não vai atingir um corpo gopi. Narada eternamente tem tantas formas em todos os doces passatempos de Krsna. De uma forma que ele é Madhu-mangala (amigo de Krsna vaqueirinho). Em uma segunda forma, ele é Naradiya gopi; de outra forma, em Vaikuntha, ele está com o Senhor Narayana, e ele tem uma outra forma em Svarga (céu), com os semideuses. Ele tem tantas formas eternas.
[Pujyapada Madhava Maharaja:] Baladeva Prabhu também é um exemplo disso. Ele tem vatsalya (humor parental), sakhya (o humor de um amigo pastor), dasya (o humor de um servo), e mesmo madhurya (o humor de uma gopi) na forma de Ananga Manjari.
[Srila Narayana Maharaja Gosvami:] Mas outros - como Nanda Baba e Yasoda, Vasudeva e Devaki, Uddhava, e Akrura - Não é possível adicionar outros à sua rasas rasa já eternamente existente.
Se alguém tem um sthayi-bhava (o êxtase fundamental de uma relação particular com Krsna) em apenas um estado de espírito, ele estará sempre em que o humor um.
No início de práticas de uma devocional, ouvindo sobre os passatempos do Senhor, um meu desejo de servir Sri Sri Radha-Krsna e ele também pode querer servir Sri Ramachandra. Nesse caso, ele vai pensar sobre Rama e Seus associados, como Hanuman, Bharata, e Laksmana, e ele também meditar sobre passatempos de Sri Krishna com Sua sakhas, ou com Nanda Baba e Yasoda, ou com as gopis. Em outras palavras, no início não está situado em sua relação permanente, por isso, às vezes, um ser atraídos para uma relação particular quando ouve sobre ele, e em outras vezes um pode tornar-se atraída por outra relação de serviço quando ouve sobre ele.
Uma pessoa pode ter duas formas espirituais - nos passatempos de Sri Caitanya Mahaprabhu e os passatempos de Sri Krsna - e isto é desde o início das práticas de uma devocional.
[Dhruva dasa:] Gurudeva, a alma de algum modo separado para ser em duas formas em dois passatempos?
[Srila Narayana Maharaja Gosvami:] Krsna é akhanda-tattva. Akhanda significa indivisível, ou todo. Assim como Ele pode se manifestar em milhões de formas? Não podemos imaginar qualquer coisa inconcebível, mesmo neste mundo. Como é que as árvores vêm? Sementes provenientes de árvores, árvores e novamente vêm de sementes.Flores vêm e deixa vir. Como? Não podemos imaginar isso. Então, tudo sobre Sri Krsna é inconcebível.
[Dhruva dasa:] A consciência é sempre expandindo e Krsna está sempre em expansão. Assim como os devotos de Krishna também expandir-se, mesmo em suas formas perfeitas espiritual?
[Srila Narayana Maharaja Gosvami:] Sim. Por exemplo, Mãe Yasoda tem formas ilimitadas. Onde quer que Krsna é, ela é. Isto é verdade para Nanda Baba também, e por Madhu-mangala e todos os outros associados de Krsna também.Mas a sua rasa (sua relação particular com Krsna) será o mesmo.
[Venu-gopal dasa:] Gurudeva, Este é o meu amigo James. Esta é a primeira vez que conhecê-lo e os Vaisnavas. Ele é um professor da escola.
[Srila Narayana Maharaja Gosvami:] (Para James) Tente entender esta filosofia, que você não é este corpo. Você está seu corpo?
[James]: Hmmm
[Srila Narayana Maharaja Gosvami:] Este corpo é um saco de fezes, sangue, urina e tantas outras coisas desagradáveis. Depois de algum tempo você se tornará velho e deixar este corpo. Naquela época, o que você está ganhando, você não pode tirar um centavo único com você, e seu corpo será colocado em um cemitério. Onde você estará depois disso?
Portanto, não há alma. É devido à presença de sua alma que você está vivendo, ir e vir, e de pensar. Se a alma vai, o corpo vai. Está alma.
Fiji: janeiro 11, 2008
[Balarama dasa:] Na canção mangala arati, Srila Bhakti Prajnana Kesava Gosvami Maharaja descreve como Vrnda-devi chamados todos os papagaios de acordar Sri Sri Radha e Krsna de seu sono. Por que ele escreve sobre a lagoa depois disso?
kusumita sarovare kamala-hillola 
mangala saurabha Bahe pavana kallola
["Na lagoa, que é preenchido com muitas variedades de flores, as flores de lótus influência no centro. A brisa espalhar seus aromas auspicioso em todas as direções, trazendo puro prazer e alegria a todos." (Verso 7)
Qual é a relevância? Qual é a seqüência?
[Srila Narayana Maharaja Gosvami:] Está tudo certo. Essa descrição pode ser depois de seu despertar.
[Balarama dasa:] Mas Eles estão correndo para voltar para casa para que ninguém os descobre.
[Srila Narayana Maharaja Gosvami:] Não, não. Eles ainda estão envolvidos em seus passatempos esportivos, nesse momento, e depois disso, eles continuarão a prática do desporto.
[Balarama dasa:] Eles não tem que voltar para casa?
[Srila Narayana Maharaja Gosvami:] Vrnda-devi voltará a contar tantos papagaios e outras aves, bem como pavões, [diz a canção, "Mayura sukadi sari kata pikaraja"] e, finalmente, um velho macaco virá. Então eles vão sair para suas casas.
Melhor para tentar remover anarthas e todos os anexos primeiro material, caso contrário, tantas dificuldades virá em nossa vida espiritual. Iskcon tantos líderes foi a Radha-kunda babajis. O babajis Radha-kunda deu-lhes os chamados siddha-deha e disse-lhes: "Vocês devem se lembrar de todos os passatempos íntimos de Radha e Krsna." E começaram a fazê-lo. Então, depois de algum tempo, eles tiveram algumas senhoras, começou a viver com eles, e gerou filhos.
Assim, somente quando você chegar a um estágio avançado, então você pode se lembrar. Você deve saber sobre passatempos do Senhor, mas não tente fazer nada de artificial. A habilidade para meditar virá automaticamente.
[Devoto:] Gurudeva, você pode dar uma explicação sobre o versículo:
atah sri-krsna-namadi 
nd bhaved grahyam indriyaih 
sevonmukhe oi jihvadau 
svayam eva sphuraty adah 
["Sentidos Portanto material não pode apreciar o santo nome de Krsna, forma, qualidades e passatempos. Quando uma alma condicionada é despertada a consciência de Krishna e presta serviço usando sua língua para cantar o santo nome do Senhor e provar os restos de comida do Senhor, a língua é purificado, e um gradual chega a compreender que Krsna realmente é. " (Caitanya-caritamrta, Madhya-lila, 17,136)
[Srila Narayana Maharaja Gosvami:] Ao cantar o nome de Sri Krishna.
[Pujyapad Madhava Maharaja:] Por cantar Seu nome, e servindo Guru e Vaisnavas - então Ele se manifestará em nossos corações.
[Srila Narayana Gosvami Maharaja:] Isto é porque Krsna, Seu nome, Sua forma, suas qualidades - tudo sobre ele - é transcendental e além do limite da mente ou qualquer outro sentido. Então você deve tentar cantar o santo nome.Então, gradualmente, quando você vai se tornar qualificado para lembrar esses passatempos, eles virão automaticamente - através do canto.
[Pujyapad Madhava Maharaja:] Por que a mente mundano ou sentidos mundanos, não é possível a todos.
[Jagannatha dasa:] Srila Gurudeva, você disse que não se deve lembrar passatempos artificialmente. Mas vaidhi-bhakti é artificial. Você quis dizer outra coisa com isso?
[Srila Narayana Gosvami Maharaja:] Vaidhi-bhakti não é artificial. Se você orar: "Oh Krishna, por favor, remova todos os meus anarthas (maus pensamentos e hábitos). Seja feliz comigo e me dar bhakti pura", que não é artificial.E, se um devoto é engajar-se em sravanam (audição nomes de Krsna e glórias), kirtanam (cantando Seus nomes e glórias), smaranam visnu (lembrando-Lo), isso não é artificial.
[Jaganatha dasa:] Mas em vaidhi-bhakti, às vezes é preciso forçar-se a pensar e agir corretamente.
[Srila Narayana Maharaja Gosvami:] Não há mal - isso é prática. Se a sua mente não é fixo em um pontas devoção, então você deve trazer de volta a partir de outros lugares. Você está ouvindo hari-katha - este não é artificial. Você está executando kirtana - este não é artificial. Você está adorando - este não é artificial.
[Devoto:] O que você quer dizer com artificial?
[Srila Narayana Gosvami Maharaja:] Se você está pensando sobre Radha e passatempos de Krsna e é além de sua qualificação para o fazer, isso é artificial. Se você está pensando: "Agora eu realizei o meu siddha-deha", mas você não percebeu que, na verdade, este é artificial.
[Jagannatha dasa:] Então, obrigando-se a fazer a coisa certa em vaidhi-bhakti não é artificial. Obrigado.
[Balarama dasa:] Existe uma razão que nós tomamos nossas sapatos quando oferecemos nossas reverências?
[Srila Narayana Maharaja Gosvami:] Você não sabe?
[Balarama dasa:] Não, eu não sei - é por isso que eu estou pedindo.
[Srila Narayana Maharaja Gosvami:] Quando você tomar prasadam, o que você faz? Você toma prasadam com sapatos ou sem sapatos?
[Balarama dasa:] Bem, isso depende. Se alguém vem a mim com o maha prasadam, eu vou levar isso de imediato.
[Srila Narayana Maharaj:] Este é um caso especial.
[Balarama dasa:] Mas normalmente não tomamos prasadam enquanto usava sapatos.
[Srila Narayana Maharaja Gosvami:] Devemos tirar os sapatos e, então, oferecer reverências. Se você não é permitido levar sapatos para o altar quando você está adorando a Deidade, como você pode oferecer a seus dandavats para Gurudeva e Vaisnavas com seus sapatos?
Se você não tire os sapatos na hora de oferecer reverências, bhakti será ao mesmo tempo fugir. Bhakti-devi vai pensar: "Ele está me negligenciando." Tentar aprender todos estes princípios, vendo as atividades de Vaisnavas elevados. Assista suas negociações.
[Pujyapad Madhava Maharaja:] Se ler sobre nama-aparadhas (ofensas ao santo nome) e seva-aparadhas (ofensas à Divindade do Senhor) eles vão entender tudo claramente.
[Markandeya Rsi dasa:] Eu estou viajando e tentando fazer vídeos de seu hari-katha. A fim de capturar a essência do que você está dando, e editar tudo em conjunto para o vídeo de uma forma que os devotos possam ser beneficiados, alguns misericórdia é necessária. Eu não tenho qualificação de tal forma que eu posso testemunhar o que está acontecendo no mundo espiritual que quando você está fazendo que a oferta. Eu desejo que, talvez, em algum momento no futuro distante, eu serei capaz de testemunhar isso.
Em Vrndavana, durante Kartika parikrama, um devoto me disse que ele estava testemunhando como você está fazendo oferendas elaborada de almas. Você está oferecendo tudo e todos aos pés de lótus de Srimati Radharani. Mas agora há uma pergunta: Se eu vou ser capaz de capturar esta oferta em vídeo, eu acho que ele terá de ser pela misericórdia de Srila Prabhupada e Srila Govinda Maharaja Gaura, e você, Srila Gurudeva - que mesmo o impossível pode se tornar possível.
[Srila Narayana Maharaja Gosvami:] Eu não estou distribuindo este [uma realização de um relacionamento com Srimati Radhika e que estão sendo oferecidos ao serviço de seus pés de lótus de Sri Guru]. Estou simplesmente a dizer sobre ele como "conhecimento". O devoto deve praticar o processo devocional - como Srila Bhaktivinoda Thakura, Srila Rupa Gosvami, Srila Sanatana Gosvami, e Srila Raghunatha dasa Gosvami praticada. Sabe Srila Raghunatha dasa Gosvami? O que ele fez? Que tipo de prasadam que ele usou para tomar? Será que ele tomar prasadam delicioso?
[Balarama dasa:] Ele pegou uma xícara de folhas cheias de manteiga a cada três dias.
[Srila Narayana Maharaja Gosvami:] Quando ele estava em Jagannatha Puri, ele costumava comer arroz podre que mesmo as vacas rejeitada. Ele costumava lavá-lo e depois comê-lo. Então, primeiro ser renunciado o suficiente dos desejos material a ser capaz de agir assim, e então meditar sobre passatempos íntimos do Senhor.
Duas caminhadas matinais
-

Nenhum comentário:

Postar um comentário

<