All Glories to our beloved Srila Gurudeva, Srila Prabhupada, Sri Sri Guru and Gauranga and all glories to Sri Sri Radha Vinoda Bihariji.

Dandavat pranams to you all and Hare Krsna!

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Badger, 11-15 de junho de 2010.


Badger, 11-15 de junho de 2010.

REPORTAGEM DE FOTOS DA TURNÊ
Badger, 11-15 de junho de 2010.

Srila Bhaktivedanta Narayana Gosvami Maharaja e sua comitiva chegaram por volta do meio-dia, em 10 de junho, na bela vila montanhosa de Badger próximo as Montanhas Sequoia. Várias centenas de devotos muito ansiosos entusiasticamente cantaram kirtana por mais de trinta minutos antes da sua chegada, todos em grande antecipação de vê-lo depois de tanto tempo. No final de semana, mais de oitocentos devotos e convidados estavam presentes.






Srila Maharaja começou sua primeira aula dizendo, "Minhas milhares de reverências sinceras aos pés de lótus do meu mestre espiritual, nitya-lila pravista om visnupada Sri Srimad Bhakti Prajnana Kesava Gosvami Maharaja, e o mesmo aos pés de lótus do meu mestre espiritual instrutor, nitya-lila pravista om visnupada Sri Srimad Srila Bhaktivedanta Svami Maharaja.
"Antes do aparecimento de Srila Bhaktivinoda Thakura e Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakura Prabhupada, ninguém veio da Índia para pregar no ocidente. De fato, sair da Índia era considerado como um pecado, porque, entre outras coisas, da incerteza de ser capaz de tomar uma prasada apropriada. Mas Srila Bhaktivinoda Thakura e Srila Prabhupada Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakura quebraram esta barreira. Srila Sarasvati Thakura declarou, "Nós utilizaremos o desenvolvimento da ciência ocidental, como aviões e outras coisas. Nós iremos viajar ao redor do mundo inteiro e distribuir a missão de Sri Caitanya Mahaprabhu.
"Portanto, nós estamos viajando ao redor do mundo. Eu acho que Srila Bhaktivedanta Svami Maharaja teve menos tempo do que eu tenho. Agora eu estou com noventa e um, e eu ainda estou viajando para os países ocidentais. Os médicos estão me dizendo, “Não saia da Índia”, mas eu acho que quando houver a instalação das deidades, quando o nosso templo de Houston estiver pronto, eu devo estar lá.
"Depois disso, eu não sairei da Índia. Há muitos lugares na Índia para ir quando está quente em Vrndavana; e quando estiver frio, há muitos lugares no sul da Índia e outros onde o clima é moderado.
"Eu vim aqui distribuir o conhecimento que nós recebemos do nosso guru-parampara. Qual é esse conhecimento? Você não veio diretamento do Senhor Supremo. Você não veio diretamente de Goloka Vrndavana ou Vaikuntha. Você veio do ponto marginal, o ponto entre os mundos materiais e espirituais, onde não é nem o mundo de maya ou o mundo de Vaikuntha. Você veio da luz emanando da testa de Karanodakasayai Visnu, que, apesar de ser dito que reside no oceano, não é o oceano como nós o conhecemos; Ele reside no ponto marginal. Este ponto marginal é muito fino, como a margem sempre mutável de um oceano ou rio, indo e vindo. Se, deste ponto ou aquela linha, você olhar para esse mundo, uma tendencia para desfrutar os sentidos entra no seu coração e você vêem a esse mundo. Por outro lado, quando você olha de lá para Vaikuntha ou Goloka Vrndavana, você é liberado de uma vez e vai para esses reinos."
Então, enquanto os devotos reunidos assistiam a Srila Maharaja enquanto ele sentava em sua vyasasana no New Vraja pandal, muitos devotos sentiram que devido a seu transe extático de consciência de Krsna, por alguns minutos foi difícil para ele continuar falando em um fluxo constante de palavras em Inglês. Ele continuou, “Aqui, Krsna...o que? Agora está é a minha doença. Nessa idade é difícil de lembrar." Os devotos não acreditaram que essa era a causa, mas sim a atração de sua absorção interna nos passatempos do mundo espiritual. [Para ler a aulas de Srila Maharaja sobre as origens e destino da entidade viva, você pode dar download em www.purebhakti.com. Você também pode dar download no livro, "Journey of the Soul." Para ouvir e ver vídeos de todas as aulas e eventos desse festival em Badger, por favor acessewww.purebhakti.tv.{Nota do tradutor: as aulas, livros, sites e vídeos estão todos em inglês. Em português acesse: www.bhaktibrasil.com}.
Ele continuou, “ De acordo com os frutos do karma das entidades vivas, há muitas variedades de especies de vida; esta forma humana de vida é muito rara.” E então ele citou o seguinte verso e o explicou com uma compaixão intensa.
labdhva sudurlabham idam bahu-sambhavantemanusyam arthadam anityam apiha dhirahturnam yateta na pated anumrtyu yavannihsreyasaya visayah khalu sarvatah syat
["Esta forma humana de vida é obtida após muitos e muitos nascimentos, e, apesar de não ser permanente, pode oferecer os mais elevados benefícios. Por isso, a pessoa sóbria e inteligente deve imediatamente tentar cumprir sua missão e alcançar o benefício máximo da vida antes que ocorra outra morte. Ela deve evitar o prazer sensual, a que tem acesso em todas as circunstâncias." (Srimad-Bhagavatam, 11.9.29)]





Srila Maharaja falando com Radha e Gopika dasis na magnífica mesa de livros
Na primeira noite, no caminho para a aula, Srila Maharaja passou pela mesa de livros e parou para falar com Radha dasi e Gopika dasi, que eram responsáveis pela mesa. Radha dasi lhe contou que havia mais livros nesse festival do que nos outros anos, e ele respondeu dizendo que todos eles deveriam ser distribuídos.
Então, na manhã seguinte, no começo de sua aula, ele pediu Radha dasi para fazer uma apresentação dos livros, depois do qual ele falou a todos presentes, “A distribuição de livros é um dos grandes fatores de contribuição da pregação. Eu acho que a razão pela qual Parama-pujyapada Srila Bhaktivedanta Svami Maharaja foi capaz de pregar ao redor do mundo todo em alguns poucos anos é devido a seus livros. Tal como seus discípulos distribuíram seus livros durante sua permanência manifesta neste mundo, eu quero que meus discípulos distribuam meus livros. Ele rapidamente pregou através dos seus livros. Similarmente, eu escrevi não menos que uma centena de livros, e portanto muitas traduções estão vindo. Eu quero que esses livros vá de porta em porta.”
“Eu peço a todos: Há uma pequena banca de livros aqui. Dentro de dois dias, não deve restar nenhum livro. Todos os livros devem ser pegos e usados na pregação em todos os lugares. Também há calendários e pôsteres de Syamarani, e muitas coisas para coletar.”


Grupo de kirtana das mulheres
O festival de Govardhana Annakuta foi realizado em 12 de junho. Centenas de devotos cozinharam mais de mil preparações deliciosas para serem oferecidas a Giriraja Govardhana. Começando por volta de 10 da manhã, um grande harinama kirtana ressoava pelos seis acres da propriedade de New Vraja (Badger); e Srila Maharaja animado todos os cantores entusiastas ao andar dentro do grupo de harinama. Primeiro o grupo dos homens e então o grupo das mulheres.




Adorando uma vaca antes de adorar Giriraja Govadhana



 
Adorando Giriraja Govardhana



Oferecendo as preparações de alimentos para Giriraja Govardhana

Catorze anos atrás, Srila Maharaja instalou Giriraja Govardhana, chamando Govardhana da morada do Senhor Krsna em Goloka Vrndavana para New Vraja. Desde de então, a cada ano de sua visita aqui, ele organizou um festival de Govardhana Annakuta.
Este ano, como de costume, depois de organizar para cada um dos devotos e convidados carregassem um prato de diferente preparações de alimentos em suas cabeças enquanto eles cantavam e dançavam na colina de Govardhana, belamente decorada, ele os guiou na cerimônia de adoração de Govardhana.
Aquela noite durante a aula, ele contou sua alegre audiência, “Hoje eu estou muito feliz, porque mais de mil preparações foram oferecidas a Giriraja Govardhana. Está escrito em nossas escrituras relacionado a aqueles que deram algo e estes que preparam alguma coisa, mesmo um grão para oferecer a Govardhana; mesmo Laksmi pode ter que mendigar, mas esse devoto nunca terá que mendigar. Há muitas mulheres que passaram a noite toda cozinhando e preparando todas essas preparações, e meus filhos queridos também ajudaram.
"Portanto eu acho que esse festival foi bem sucedido. Aqueles que executaram parikrama de Govardhana, go-puja (adoração da vaca), e adoração de Govardhana não irão ter que mendigar em nenhuma geração”.
"Agora, eu gostaria que diversos palestrantes contem como Giriraja veio a Vrndavana."
E então Srila Maharaja chamou vários palestrantes para contar a história e passatempos de Giriraja Govardhana.


Dando as aulas noturnas no New Vraja pandal

Seu tópico principal para toda a semana do festival de hari-katha festival era Krsna deixando Vrndavana; os subsequentes sentimentos profundos de separação entre Krsna e os Vrajavasis; e Ele enviando Seu querido amigo Uddhava para Vrndavana afim de consolar os Vrajavasis, e especialmente as gopis.
Na aula da última noite, que foi a última dos catorze anos de suas visitas a New Vraja, Srila Maharaja continuou a compartilhar com sua audiencia as noticias purificantes universais do humor de separação dos Vrajavasis. Ele disse, "Uddhava vivou entre as gopis por três meses. Ele foi com elas para Nandagaon, Varsana, Govardhana, Ter-kadamba e outros lugares de passatempos, pacificando-as com mensagens de Krsna, e as gopis contaram Uddhava o hari-katha de cada lugar, enquanto choravam.
Depois de três meses Uddhava contou aos Vrajavasis, "Ó Nanda Baba, Ó Mother Yasoda, Ó residentes de Vrndavana, agora eu quero ir a Mathura para contar a Krsna todo esse hari-katha e o que eu vi." Mas as gopis lhe avisaram, “Não conte esse katha a Krsna em um dia. Pois dessa forma, Seu coração, que é muito suave, irá se partir. Conte-Lhe um pouco de cada vez.”
Quando Uddhava estava na carruagem se arrumando para retornar para Mathura, Nanda Baba veio até ele com muitas coisas. Ele estava segurando os utensílios que Krsna usou, a flauta de Krsna, Seus ornamentos, e Seus pertenses, e lhe deu a Uddhava. Ele disse, "Uddhava, qual é a serventia de manter tudo isso aqui? Nós sabemos que Krsna não irá voltar, portando pegue e dê a Krsna; Ele deve mantê-las." Chorando, ele falou isso no Seu humor de separação. [Para ouvir o resto da aula, bem como outras aulas que Srila Maharaja deu em Badger, New Vraja, por favor visitewww.purebhakti.tv.]






Srila Maharaja saia para uma caminhada matinal de meia hora todos os dias, antes das 6 da manhã. Ele também dava darsanas ao longo do dia, respondendo questões, orientando os vários serviços dos devotos, dando aos bebes seus primeiros grãos, e misericordiosamente dando iniciações harinama e diksa para noventa almas afortunadas.

Tradução: Ramananda Das

Nenhum comentário:

Postar um comentário

<